Segunda-feira, 11 de Maio de 2009
TRISTE ESPECTÁCULO

CRÓNICAS DA MINHA TERRA

TRISTE ESPECTÁCULO

No artigo que escrevi, neste jornal, a 15 de Fevereiro p.p., com o título TEMAS AMBIENTAIS, chamei a atenção para o facto de, quando já vamos a caminho de dois anos sobre data em que o Corvo foi considerado, pela UNESCO, “Reserva da Biosfera”, continuarmos a ter a lixeira a Céu aberto a debitar fumos e cheiros para a Vila, conforma a foto incluída bem o demonstrava.

Escrevi, também, que na última visita do Governo Regional ao Corvo, tinha sido “prometido” construir um aterro sanitário num local que eu discordava e discordo, mas também sugeri um local que considero o mais apropriado, o “Rechão dos Vales”.

No entanto, e, posteriormente, o senhor Secretário Regional do Ambiente e o senhor Director Regional, já visitaram o Corvo e tomaram três opções que considero:

Duas positivas; E uma extremamente negativa.

A primeira, positiva, foi a opção de exportar para fora da ilha, certo tipo de lixo, como pneus, frigoríficos, fogões, pilhas, etc, etc, para reciclagem, uma vez que não é possível existirem, centrais de reciclagem, em todas as ilhas;

A segunda, positiva, foi não fazer o aterro sanitário no local do Junsalim, pelas razões que referi no artigo super citado;

E a extremamente negativa, foi a decisão de manter a actual lixeira, a Céu aberto, no local em que se encontra.

Desde sempre defendi que, ter colocado a lixeira no local em que se encontra, foi um erro tremendo pelas razões que os corvinos muito bem conhecem, mas querer continuar a mantê-la, é contraproducente e digo isto, não para criticar, por criticar, até porque tenho consideração pelos responsáveis da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em especial pelo jovem Prof. Dr. Frederico Cardigos, por quem tenho a máxima consideração, respeito e estima pessoal, pois conhece-o desde adolescente, além de que são dois Professores Universitários altamente qualificados, cujo as suas aptidões técnicas e profissionais, são por demais reconhecidas. O que deixo aqui, é um veemente apelo aos senhores Secretário Regional e Director Regional, que repensem a possibilidade de encerrar a actual lixeira para que, imagens como as que as fotos documentam, as quais foram tiradas na lixeira e por coincidência no passado dia 25 de Abril cerca das 14H30, dia em que se comemorava o 35º. Aniversário da Revolução dos Cravos que nos possibilitou podermos ter Autonomia, não seja possível continuarem a ser vistas pelos corvinos e por quem nos visite, porque são imagens demasiado violentas e deveras degradantes, para existirem em pleno SÉCULO XXI e para mais numa ilha classificada, pela UNESCO, como RESERVA DA BIOSFRA.

O animal morto, que a foto mostra, só não ficou definitivamente a se decompor ao ar livre na lixeira, com todas as sequelas daí resultantes, porque o seu proprietário teve o bom senso de a enterrar por conta própria.

Compreendemos que estamos em tempo de crise, que os recursos financeiros são limitados e que para encerrar a actual lixeira, é necessário fazer outra, ou um aterro sanitário, o que como é óbvio, implica verbas bastante avultadas, mas há que definir prioridades, porque não podemos, nem devemos, poupar no essencial, para mais quando está em causa factores tão importantes como a salubridade pública, mas sim, devemos ter contenção no supérfluo e em obras megalómanas como por exemplo um Pavilhão Multiusos de utilidade duvidosa, pelo menos nesta fase difícil.

Como a esperança é a ultima a morrer, espero e faço votos para que o bom senso impere, para bem de todos em especial dos corvinos.

 



publicado por LFF às 13:53
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

...

...

ASSIM VAI O MEU PAÍS

OLHAR REALISTA SOBRE A VI...

SOCORRO SENHOR PRESIDENTE

SER LIVRE IMPLICA TER COR...

SÓ NOS AÇORES

LEI DA ROLHA "TAMBÉM" NOS...

CRÓNICAS DA MINHA TERRA

HAJA VERGONHA

arquivos

Dezembro 2013

Março 2013

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds